Avançar para o conteúdo principal

A tradição e a etnografia na “Páscoa Doce” em Viana do Castelo


Viana do Castelo celebra a Páscoa com um conjunto de iniciativas que destacam as tradições e a identidade local. No âmbito da iniciativa Páscoa Doce, no dia 12 de abril, o centro histórico da cidade será palco de diversas atividades organizadas pela VianaFestas e o pelo Museu do Traje, promovendo a cultura e a fé que marcam esta época festiva.

Entre os destaques do programa está o Workshop de Palmitos, onde os participantes poderão aprender a confecionar os tradicionais palmitos, decorados com flores artificiais. O Feirão da Páscoa reunirá os Grupos Folclóricos da região, recriando um mercado tradicional, enquanto o Museu do Traje dinamizará atividades interativas para aproximar o público das tradições pascais vianenses.

“A execução do Palmito Vianense está relacionada com as celebrações religiosas do Domingo de Ramos, pois, estes eram levados e benzidos na Igreja Paroquial. Nas usanças locais, e ainda associado ao período Pascal, nas freguesias vianenses, era costume o “Mordomo da Cruz” oferecer um Palmito aos seus amigos e pessoas de grande estima”, como explica a mais recente brochura lançada pela VianaFestas sobre “Flores Devocionais”, da autoria de Hermenegildo Viana.

A programação inclui ainda a inauguração da exposição “Páscoa com Tradição”, que retrata a evolução dos rituais religiosos e profanos ao longo dos séculos, desde a Quarta-Feira de Cinzas até ao Domingo de Páscoa.

“Ao refletirmos sobre a vivência da Páscoa no concelho, verificamos que continua a ser um tempo de grande vivência espiritual e de celebração festiva para muitas pessoas, patente nas celebrações, na visita do compasso pascal, na gastronomia e, na etnografia, revelando assim, costumes, tradições e rituais que reforçam a identidade, a cultura e a coesão social dos vianenes”, explica Manuel Vitorino, presidente da VianaFestas, associação promotora das festas da cidade.

A par do ano passado, as ruas de Viana do Castelo receberão a Mordomia do Senhor dos Passos, a realizar-se às 16:00, recriará a tradição das devotas que ofereciam ramos de violetas à imagem de Nosso Senhor dos Passos. O cortejo sairá do Museu de Artes Decorativas, seguindo pela Rua Manuel Espregueira, Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, Rua da Picota, Praça da República e seguindo à Igreja Matriz para se oferecer os raminhos de flores.

As inscrições para a Mordomia decorrem até 11 de abril, no Museu do Traje.

A organização destes eventos resulta de uma parceria entre a VianaFestas e o Museu do Traje, que unem esforços para preservar e promover a riqueza das tradições pascais vianenses. A cidade convida a comunidade e os visitantes a viverem uma Páscoa de tradição e autenticidade.

A Páscoa Doce, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, decorre em Viana do Castelo entre os dias 12 e 21 Abril, com várias atividades que podem ser consultadas no site do município AQUI.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Sabe o que vai acontecer em Viana de 11 a 13 de abril?

É a etapa portuguesa do Campeonato do Mundo de TrialGP, onde vão estar presentes os melhores pilotos do mundo, nesta que é uma das mais prestigiadas disciplinas do desporto motorizado. A competição propriamente dita terá início no sábado (12), a partir das 9h, continuando no domingo (13), a partir das 8h30. A prova será composta por 12 zonas, que cada piloto terá de completar duas vezes.  Em destaque, a zona 1 junto ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no monte de Santa Luzia, a zona 11, junto ao Monumento a Viana, na Ribeira, e a zona 12, localizada na Praça da Liberdade. A entrada é gratuita. 📸 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Páscoa Doce em Viana

A Praça da República de Viana do Castelo a enfeitar-se para a Páscoa. 📸 9 abril 2025 | Olhar Viana do Castelo

Visita gratuita a moinhos de Viana

Até segunda-feira, há 8 moinhos/azenhas no concelho de Viana do Castelo que pode visitar gratuitamente. É para assinalar o Dia Nacional dos Moinhos (7 de abril). Assim, estarão de portas abertas, nos dias 5, 6 e 7 de abril: > Moinho de Vento de Marinheiro (Carreço), das 10h30 – 12h00 | 14h30 – 17h00; > Moinho de Vento de Cima (Carreço), das 10h30 – 12h00 | 14h30 – 17h00; > Moinho de Vento de Petisco (Carreço), das 10h00 – 13h00 | 15h00 – 18h00; > Moinho de Água de Espantar (São Lourenço da Montaria), das 10h00 – 17h00; > Azenha d’Almerinda (Alvarães), das 10h00 – 12h00 | 14h00 – 17h00; > Azenha do Maral (Outeiro), das 10h00 – 17h00; > Moinho de Água do Inácio (Vila de Punhe), 5 de abril, sábado, das 14h00 às 17h00 |  domingo, 6 de abril, das 10h00 às 12h00 e das 15h00 às 17h00 | segunda-feira, 7 de abril, Dia Nacional dos Moinhos, das 14h00 às 17h00; > Moinho de Maré das Azenhas de D. Prior (Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental – CMIA), das 10h0...