No âmbito dos trabalhos de reabilitação de um prédio situado na rua Sacadura Cabral, no centro histórico da cidade de Viana do Castelo, foram encontrados vestígios arqueológicos.
A intervenção arqueológica que está a ser realizada no seu interior “confirmam não só a continuidade da muralha medieval e o seu bom estado de conservação, mas também avançam para o que poderá corresponder a parte da antiga torre que ladeava a entrada da vila, onde se situava a Porta do Forno, também conhecida como Porta de Santiago”.
MURALHA MEDIEVAL DE VIANA DA FOZ DO LIMA
De perímetro oval, com cerca de 685 metros, a muralha teria cerca de 10 metros de altura e 2.20 metros de espessura, sendo composta por quatro entradas, praticamente alinhadas pelos pontos cardeais e no enfiamento das principais vias de comunicação: a Porta da Ribeira (a Poente), a Porta das Atafonas (a Nascente), a Porta do Forno (a Norte), e a Porta do Postigo (a Sul). Mais tarde, no século XV, é rasgada uma quinta entrada, a porta secundária de São Brás ou da Vitória. (Texto recolhido no local da obra)