A partir do Arquivo EPHEMERA de José Pacheco Pereira, pela mão do seu núcleo de Viana do Castelo, com o apoio da Câmara Municipal, mostram-se nesta exposição um conjunto de materiais raros que documentam um período e um assunto muito importante da nossa História, a censura durante 48 anos em Portugal.
A exposição poderá ser vista em Viana do Castelo, de 5 a 30 de outubro, no espaço dos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, diariamente, das 10 às 17 horas. A inauguração será no dia 5 de outubro, pelas 18 horas, com a presença de José Pacheco Pereira.
Haverá uma visita guiada para a comunicação social, dia 4, terça-feira, às 15 horas, pelo Dr. Pacheco Pereira.
Nos dias 8 e 22 de outubro, às 11 horas, serão organizadas visitas guiadas por voluntários do EPHEMERA para o público em geral, mediante inscrição prévia no local ou pelo endereço ephemeraviana@gmail. com, para grupos de 25 pessoas.
As Escolas poderão agendar visitas guiadas, para todos os ciclos, em datas a marcar, com a duração de cerca de uma hora, limitadas a uma turma por sessão.
A curadoria da exposição é da responsabilidade de Carlos Simões e de Júlia Leitão de Barros, com o apoio na montagem de Carlos Vieira.