BayWa r.e. pretende instalar e explorar parque eólico flutuante com 30 turbinas ao largo de Viana do Castelo
A sociedade BayWa R.E. Projects España, S.L.U. (BAYWA) anunciou esta segunda-feira, 17 de outubro, que solicitou oficialmente a utilização privativa do espaço marítimo nacional destinado à instalação de energia renovável, para desenvolver um parque eólico offshore flutuante com 30 turbinas e capacidade até 600 MW no total, numa zona ao largo da costa de Viana do Castelo. O projeto será realizado sem quaisquer subsídios públicos, com um acordo de compra de energia (PPA - power purchase agreement).”
Ricardo Rocha, Diretor Técnico Eólico Offshore da BayWa r.e. disse: “O nosso projeto será um verdadeiro marco para a indústria offshore portuguesa. Temos trabalhado arduamente com nossos parceiros industriais e todas as partes interessadas durante o processo de desenvolvimento. Agora é a hora de levá-lo para o próximo nível. Estamos ansiosos por continuar a colaborar com o governo e as autoridades portuguesas, para que este projeto seja não só um projeto em Portugal, mas também e sobretudo, para Portugal.”
“A zona onde vai ser construído o nosso parque eólico flutuante faz parte do plano de ordenamento do território marinho do governo português, pelo que já tem uma zona dedicada. Na BayWa r.e., estamos entusiasmados por não apenas impulsionar a transição energética com este projeto, mas também trazer benefícios socioeconómicos, como novos empregos e infraestrutura local para a comunidade em Viana do Castelo”, comentou Lorenzo Palombi, Diretor Global da Wind Projetos na BayWa r.e.
Foto: BayWa r.e.