Avançar para o conteúdo principal

“História Viandante” dá vida e cor a uma parede da Rua do Vilarinho

Esta é a mais recente “História Viandante” que dá vida e cor a uma parede da Rua do Vilarinho, no centro histórico da cidade de Viana do Castelo. Através desta ilustração é contada a história da taberna conhecida como "A Espanhola" e da sua proprietária D. Otília (ambas já desaparecidas).

"Histórias Viandantes" é um projeto criado pelos irmãos vianenses Rui Coelho e Luísa Coelho, que pretendem contar histórias de figuras, lugares e cultura de Viana do Castelo, através de ilustrações pintadas em paredes de 9 ruas do centro histórico da cidade.

De seguida transcrevo o artigo publicado sobre "A Espanhola", no DN de 10 Dezembro 2009:

“Taberna mais antiga fecha portas com morte da dona
Era conhecida como "A Espanhola" e acaba de falecer, aos 84 anos. A proprietária da mais antiga e típica taberna da cidade de Viana do Castelo, por onde passaram várias gerações, termina assim com uma tradição de mais de 60 anos. Copos e malgas de vinho vão agora ser, definitivamente, arrumados. Otília morreu precisamente na taberna que dirigiu desde os anos cinquenta, mas já recentemente, aos 84 anos, a doença obrigou-a a fechar portas.
Uma placa de chapa anunciando "bons vinhos e comida" e um ramo de loureiro pendurado na parede eram algumas das imagens de marca d' "A Espanhola", além de um "champarrião" único. Chouriço assado, pataniscas ou o bacalhau assado eram outras atracções que estavam constantemente a sair na velha tasca do centro histórico de Viana. Com mais de 150 anos, aquele estabelecimento, situado na Rua do Vilarinho, começou por se chamar Venda do Católico, mas mais tarde acabou por ficar conhecido como "A Espanhola".
Da vida académica aos convívios dos profissionais mais distintos da cidade, todos passaram pela tasca e nas suas paredes foram muitas as mensagens de carinho deixadas à proprietária. A "avó" D. Otília, como carinhosamente era por todos conhecida, vai hoje a enterrar, às 15.00, no Cemitério de Viana do Castelo.”





MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Natal em Viana: horários dos espetáculos multimédia

 Já há horários para os espetáculos multimédia a ter lugar na avenida dos Combatentes da Grande Guerra e na Árvore de Natal 3D no jardim da Marina. AVENIDA Domingo a Quinta-Feira: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00 e 22h00 Sexta-Feira e Sábado: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00, 22h00, 23h00 e 00h00 ÁRVORE Domingo a Quinta-Feira: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30 Sexta-Feira e Sábado: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30, 22h30 e 23h30 As iluminações natalícias em Viana do Castelo são ligadas já este sábado, 9 de novembro, às 18h00, a partir da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

A magia das luzes de Natal já chegou a Viana

Manda a tradição que a cidade de Viana do Castelo se ilumine na época natalícia, com as luzes a encherem as ruas de brilho e cor.  📸 9 nov 2024 | Olhar Viana do Castelo

Natal em Viana. Este ano haverá mais ruas iluminadas pela cidade

Foi, na passada terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um reforço da Animação de Natal de 2024 com a iluminação de mais ruas e largos. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 9 de novembro de 2024 e o dia 12 de janeiro de 2025, com reforço dos arruamentos da cidade abrangidos. Mais uma vez, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra apresentará uma iluminação rica e diferenciada, com “ornamentação de Natal com elementos específicos conectados entre si, criando um jogo de luzes sincronizado com música”, permitindo a criação de espetáculos multimédia que serão repetidos algumas vezes por dia, em horários a definir. A Árvore de Natal 3D, com cerca de 27 metros de altura, será novamente colocada no Jardim da Marina, oferecendo um enquadramento perfeito com o Santuário Diocesano do Sagrado Coração d...

“Viana Coração do Natal” está a chegar!

Mais de uma centena de atividades integra a programação “Viana Coração do Natal”, a proposta preparada pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo para assinalar o período festivo do Natal e Passagem de Ano em Viana do Castelo. Entre os dias 6 de dezembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025, as propostas são para miúdos e graúdos, para todos os gostos e idades, dinamizando o centro histórico e estimulando o comércio tradicional da cidade. Praça Natal, pista de gelo, minicomboio, Mercado de Natal, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições e Passagem de Ano integram uma programação diversificada.

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.