O primeiro navio oceânico de cruzeiros construído em Portugal, o recém-construído World Explorer, que deixou os estaleiros da WestSea de Viana do Castelo, no dia 1 de agosto de 2019 rumo à viagem inaugural, está no top 20 (19ª posição entre as 88 embarcações avaliadas) da lista elaborada pela NABU - Natural and Biodiversity Conservation Union, classificação que tem como finalidade ordenar as embarcações de cruzeiro menos poluentes da Europa.
O World Explorer foi projetado e concebido tendo em linha de conta o que de mais sofisticado se utiliza na indústria naval em termos ambientais, não só de poupança de combustível como sustentabilidade energética.
Batizado em Viana do Castelo a 6 de abril de 2019, está preparado para navegar em águas polares com até um metro de espessura de gelo, tem 126 metros de comprimento e capacidade para 200 passageiros e 110 tripulantes.
Já estão encomendadas aos estaleiros de Viana do Castelo mais duas embarcações gémeas, o WORLD VOYAGER e WORLD NAVIGATOR, com datas de entrega em 2020 e 2021.