Escultura no interior do Templo de Santa Luzia, da autoria de Leopoldo de Almeida. Dois anjos oferecem ao Sagrado Coração de Jesus o brasão de Portugal e o de Viana do Castelo |
Realiza-se hoje, domingo, 30 de junho, a peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus no Monte de Santa Luzia. Anualmente, milhares de crentes de todas as freguesias do concelho e de outros pontos do país, percorrem o mesmo caminho que liga a cidade de Viana do Castelo ao santuário situado no cimo do monte de Santa Luzia, para cumprir uma promessa feita há 101 anos (a 10 de novembro de 1918).
O percurso, sinuoso e com acentuado declive, tem cerca de cinco quilómetros e leva aproximadamente duas horas a percorrer a pé. Tem início às 9H00, no Jardim D. Fernando e na igreja de S. Domingos, terminando com a celebração da Eucaristia que decorrerá no anfiteatro situado no jardim das Tílias, junto ao santuário de Santa Luzia.
Um pouco de história:
Em 1918 a peste pneumónica assolava toda a população e na cidade de Viana do Castelo realizou-se uma procissão, a 10 de novembro, onde se prometeu subir ao monte de Santa Luzia e fazer a consagração à imagem do Sagrado Coração de Jesus aí presente, se a peste parasse. Tal facto registou-se e por isso a promessa teve de ser cumprida. Impedidos de o fazer em 1919 e 1920, só no ano de 1921 a promessa foi cumprida e repetida todos os anos.