O monumento mais famoso e fotografado da cidade de Viana do Castelo pode ser visto de vários ângulos, cada um mais lindo que o outro.
Esta imagem do Templo-Monumento de Santa Luzia, foi captada de um ângulo que habitualmente não é tão explorado.
Um pouco da história
O Templo-Monumento evoca o nome de Santa Luzia, advogada da vista a quem, em 1882, o Capitão de Cavalaria Luís de Andrade e Sousa recorre, numa capela que aqui existiu, acometido de uma oftálmica. Já convalescido, institui a Confraria de Santa Luzia, como forma de gratificar a graça recebida, jurando tornar o local numa estância turístico-religiosa que se assumisse como um marco na região, aliando a natureza, a fé e a arte, da qual resulta o ex-libris de Viana do Castelo.
Contudo, é ao Sagrado Coração de Jesus que o Templo-Monumento é dedicado. A sua devoção é posterior à de Santa Luzia, mas é ele que hoje guarda a entrada do Templo, abençoando a cidade, o Minho e toda a Nação. Ventura Terra concebeu um santuário românico-bizantino, adornado pelas três maiores rosáceas da Península Ibérica.
As obras de construção desenvolveram ao longo de meio século (1904-1959), contando também com a direção dos arquitetos Magalhães Moutinho e Miguel Nogueira e do Mestre Emídio Pereira Lima.