O “Projeto Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica” foi distinguido na Categoria Economia, do concurso “Os Melhores Municípios para Viver" (M2V) 2018, organizado desde 2008 pelo Instituto de Tecnologia Comportamental (INTEC).
O Município de Viana do Castelo vai receber o prémio conquistado, amanhã, dia 16 de outubro, na cerimónia de entrega de prémios que terá lugar pelas 10h00 no Auditório do Madan Parque, na Caparica.
Este concurso tem como objetivo fomentar a Qualidade de Vida (QdV) dos municípios portugueses, premiando projetos nas áreas de intervenção Ambiental, Económico e Social.
O Município de Viana do Castelo já foi vencedor deste concurso em 2017, na categoria Domínio Ambiental, com o Projeto Geoparque do Litoral.
A Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica é constituída por 7 unidades laboratoriais instaladas nas escolas sede de agrupamento: Laboratório de Processamento de Amostras em Sedimentologia, Laboratório de Sondagem Mecânica e Geofísica, Laboratório de Comunicação de Ciência, Laboratório de Processamento de Amostras em Petrologia, Laboratório de Microscopia e Petrografia, Laboratório de Fotogrametria e Laboratório da Memória. Esta rede de laboratórios vai servir 30 investigadores e 3.000 alunos.
Objetivos:
• Estimular o conhecimento científico através da descoberta do meio local;
• Promover o gosto e a prática da ciência em contexto fora da sala de aula;
• Incentivar o intercâmbio de conhecimentos entre alunos e docentes do concelho e investigadores;
• Desenvolver a interdisciplinariedade.
Para saber mais sobre a Rede Escolar de Ciência e de Apoio à Investigação Científica, clique AQUI.