A ponte de ferro, que desde 1878 serve para que o comboio da linha do Minho cruze as margens do rio Lima, unindo a cidade de Viana do Castelo à vila de Darque.
Inaugurada a 30 de junho de 1878, a Ponte Eiffel, foi considerada na altura uma obra emblemática e excecional de engenharia.
Projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel e construída pela Casa Eiffel de Paris, veio substituir a ponte de madeira que ligava as duas margens do Rio Lima, entre Darque e Viana do Castelo. Com dois tabuleiros sobrepostos para a circulação ferroviária no inferior e rodoviária e pedestre no superior, é composta por uma estrutura metálica com 562,44 metros de comprimento e oito de largura, apoiada em nove pilares.
Inaugurada a 30 de junho de 1878, a Ponte Eiffel, foi considerada na altura uma obra emblemática e excecional de engenharia.
Projetada pelo engenheiro Gustave Eiffel e construída pela Casa Eiffel de Paris, veio substituir a ponte de madeira que ligava as duas margens do Rio Lima, entre Darque e Viana do Castelo. Com dois tabuleiros sobrepostos para a circulação ferroviária no inferior e rodoviária e pedestre no superior, é composta por uma estrutura metálica com 562,44 metros de comprimento e oito de largura, apoiada em nove pilares.
Ponte Eiffel | A ponte que permitiu a chegada da via férrea a Viana |