As duas pontes que a foto documenta têm cada uma estilos e histórias diferentes.
Durante vários anos, a travessia de uma margem para a outra do rio Lima em Viana do Castelo era feita com a ajuda de uma barca. Só em 1818 é que foram cravadas no leito do rio Lima as primeiras estacas que deram início à construção duma Ponte de Madeira. Para acesso a esta ponte de madeira foi, na altura, construída uma ponte de cantaria sobre o sapal de S. Lourenço em Darque (em primeiro plano na foto).
A outra ponte na imagem é bem mais conhecida dos vianenses, trata-se da Ponte Eiffel. Ponte inaugurada em 30 de junho de 1878, foi projetada e construída por Gustave Eiffel e veio substituir a ponte de madeira que ligava as duas margens do Rio Lima, entre Darque e Viana do Castelo. Com dois tabuleiros sobrepostos para a circulação ferroviária no inferior e rodoviária no superior, é composta por uma estrutura metálica com 562,44 metros de comprimento e oito de largura, apoiada em nove pilares.
Durante vários anos, a travessia de uma margem para a outra do rio Lima em Viana do Castelo era feita com a ajuda de uma barca. Só em 1818 é que foram cravadas no leito do rio Lima as primeiras estacas que deram início à construção duma Ponte de Madeira. Para acesso a esta ponte de madeira foi, na altura, construída uma ponte de cantaria sobre o sapal de S. Lourenço em Darque (em primeiro plano na foto).
A outra ponte na imagem é bem mais conhecida dos vianenses, trata-se da Ponte Eiffel. Ponte inaugurada em 30 de junho de 1878, foi projetada e construída por Gustave Eiffel e veio substituir a ponte de madeira que ligava as duas margens do Rio Lima, entre Darque e Viana do Castelo. Com dois tabuleiros sobrepostos para a circulação ferroviária no inferior e rodoviária no superior, é composta por uma estrutura metálica com 562,44 metros de comprimento e oito de largura, apoiada em nove pilares.