Viana do Castelo |
A elevação de Viana do Castelo à categoria de cidade, que se assinala hoje, 20 de Janeiro, representa um dos momentos mais importantes da história local.
A D. Afonso III, que lhe concedeu foral em 18 de Junho de 1258, deve Viana a sua fundação, mas foi a 20 de Janeiro de 1848, que D. Maria II elevou à categoria de cidade a Vila de Viana do Minho, atribuindo-lhe o nome de Viana do Castelo, como reconhecimento da sua extensão e vantajosa posição topográfica, da riqueza e importância comercial e da qualidade dos edifícios de que é composta, e tomando igualmente em consideração os importantes serviços prestados ao Estado, pelos seus habitantes, e os sentimentos de lealdade e constante adesão ao Trono e à Carta Constitucional da Monarquia.
No 169.º aniversário da elevação de Viana do Castelo a cidade, recordamos a Carta Régia datada de 20 de Janeiro de 1848, em que a Rainha D. Maria II lhe dá essa categoria.
“Attendendo a que a Villa de Vianna do Minho possue os elementos e recursos necessarios para bem sustentar a cathegoria de cidade, derivados da sua extensão e vantajosa posição topographica, da sua riqueza e importância comercial, e da qualidade dos edifícios de que é composta; e tomando igualmente em consideração os importantes serviços prestados ao Estado pelos seus habitantes, e os sentimentos de lealdade e constante adhesão ao Trono e à Carta Constitucional da Monarchia, que eles em differentes epochas têm manifestado por actos de acrisolada devoção cívica e heroicos feitos de valor. Por estes respeitos, e Deferindo à supplica da Câmara Municipal da mencionada Villa, em vista da informação do Governo Civil de Vianna, e da resposta fiscal do Procurador Geral da Corôa, com a qual Me conformo: Hei por bem e Me Praz, que a Villa de Vianna do Minho fique erecta em cidade, com a denominação de Cidade de Vianna do Castello, e que n’esta qualidade goze de todas as prerogativas que direitamente lhe pertencerem. E Mando que pela Secretaria d’Estado dos Negócios do Reino se passe Carta à Câmara Municipal d’aquelle Concelho em dois differentes exemplares, um d’eles para seu Titulo e outro para se remetter ao Real Archivo da Torre do Tombo. O Ministro e Secretário d’Estado dos Negócios do Reino assim o tenha entendido e faça executar. Paço das Necessidades em vinte de Janeiro de mil oitocentos quarenta e oito.= Rainha = Bernardo Gorjão Henriques".
Carta Régia datada de 20 de janeiro de 1848 |