Avançar para o conteúdo principal

José Rodrigues, escultor de obras em Viana, morre aos 79 anos

Conhecido por ter criado diversas obras em espaços públicos portugueses, ter sido um dos fundadores da Cooperativa Cultural Árvore, no Porto, e um dos promotores da Bienal de Vila Nova de Cerveira, morreu no passado sábado (10). O artista nasceu em Angola, a 28 de outubro de 1936 (tinha 79 anos). 
Entre as suas obras na cidade de Viana do Castelo estão o “Monumento ao 25 de Abril”, o “Monumento ao Caramuru” e o “Monumento ao Pescador”. 

O Monumento ao 25 de Abril
Erguido na Praça da Liberdade, em Viana do Castelo, foi inaugurado na noite de 24 para 25 de Abril de 1999, altura do 25º aniversário da “Revolução dos Cravos”. É da autoria do escultor José Rodrigues, mede 16 metros de altura e 7,5 de largura. Feito em chapa de aço, coberta por uma camada exterior ferruginosa que o protege da corrosão.

Monumento ao 25 de Abril, Viana do Castelo
Monumento ao Caramuru 
Conjunto escultórico implantado na Praça da República, da autoria do Mestre José Rodrigues, inaugurado em 01 de Janeiro de 2009, representando o vianense Caramuru e a sua mulher Paraguaçú. Caramuru, recorde-se, foi um destemido navegador que naufragou na Bahia de Todos os Santos, no Brasil, em 1508, e que está intimamente ligado à história daquele país. Quando, a seguir ao naufrágio, usou a sua arma de fogo e matou um pássaro, surpreendeu de tal modo os índios que estes lhe atribuíram poderes divinos. Casou depois com a filha do chefe da tribo Tupinambá, Paraguaçu, tendo tido grande influência quer na miscigenação que caracteriza a nação brasileira quer no acolhimento dos portugueses em terras de Vera Cruz. 

Monumento ao Caramuru, Viana do Castelo
Monumento ao Pescador 
Este monumento, que pretende homenagear a classe piscatória, é da autoria do escultor José Rodrigues e foi inaugurado em Dezembro de 1989. É composto por uma peça de bronze assente numa taça, com movimentos alusivos ao labor do mar e encontra-se implantado na rotunda do Campo da Agonia.

Monumento ao Pescador, Viana do Castelo

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

A magia das luzes de Natal já chegou a Viana

Manda a tradição que a cidade de Viana do Castelo se ilumine na época natalícia, com as luzes a encherem as ruas de brilho e cor.  📸 9 nov 2024 | Olhar Viana do Castelo

Natal em Viana: horários dos espetáculos multimédia

 Já há horários para os espetáculos multimédia a ter lugar na avenida dos Combatentes da Grande Guerra e na Árvore de Natal 3D no jardim da Marina. AVENIDA Domingo a Quinta-Feira: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00 e 22h00 Sexta-Feira e Sábado: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00, 22h00, 23h00 e 00h00 ÁRVORE Domingo a Quinta-Feira: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30 Sexta-Feira e Sábado: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30, 22h30 e 23h30 As iluminações natalícias em Viana do Castelo são ligadas já este sábado, 9 de novembro, às 18h00, a partir da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

Natal em Viana. Este ano haverá mais ruas iluminadas pela cidade

Foi, na passada terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um reforço da Animação de Natal de 2024 com a iluminação de mais ruas e largos. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 9 de novembro de 2024 e o dia 12 de janeiro de 2025, com reforço dos arruamentos da cidade abrangidos. Mais uma vez, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra apresentará uma iluminação rica e diferenciada, com “ornamentação de Natal com elementos específicos conectados entre si, criando um jogo de luzes sincronizado com música”, permitindo a criação de espetáculos multimédia que serão repetidos algumas vezes por dia, em horários a definir. A Árvore de Natal 3D, com cerca de 27 metros de altura, será novamente colocada no Jardim da Marina, oferecendo um enquadramento perfeito com o Santuário Diocesano do Sagrado Coração d

Um complexo em ruínas chamado Luziamar

Recentemente foi colocada ao redor do que resta deste emblemático empreendimento, uma nova vedação e uma placa com o nome da empresa atual proprietária do espaço. Será que está para breve alguma intervenção no sentido de se recuperar este importante espaço degradado da cidade de Viana do Castelo? O complexo turístico do Luziamar abriu portas em 1974 e fechou em meados da década de 90 do século passado. Durante grande parte do tempo em que se manteve em atividade, foi umas das principais referências na noite da região Norte de Portugal e da Galiza, sobretudo devido à sua discoteca, marcando uma geração que ainda hoje o recorda com saudade. Nos últimos anos, a empresa proprietária do Luziamar já teve diferentes projetos no sentido de recuperar aquele espaço mas, até ao momento, ainda nenhum se concretizou. Em 2015, numa reunião da Câmara Municipal de Viana do Castelo, foi revelado que era vontade do atual proprietário: ..."recuperar a atual envolvência do Luziamar", acresce

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.