Avançar para o conteúdo principal

Doca desativada há cerca de 20 anos vai ser reconvertida para construir iates


Um projeto privado para reparação, transformação e construção de iates, deverá avançar dentro de dias, com a concessão à empresa promotora de uma doca da cidade desativada há cerca de 20 anos. 
A Metalorep, que em 2013 construiu dois barcos rabelos em aço para a Douro Azul, aguarda apenas a formalização do contrato com o Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos (IPTM) para poder tomar posse do futuro espaço onde irá desenvolver a sua nova atividade. Trata-se de um investimento de perto de três milhões de euros, que deverá arrancar no final de 2017, após a reconversão da doca, localizada junto ao navio Gil Eannes, com um número inicial de duas dezenas de trabalhadores e capacidade para trabalhar com embarcações até 12 metros de largura e 107 de comprimento. 
“Este projeto surgiu em finais de 2012, quando tivemos uma consulta para transformação e ampliação para 72 metros de um iate com 66 metros. Colocou-se o problema do local onde poderíamos fazer isso e tive de recusar, porque não tinha condições”, contou o proprietário da Metalorep, Domingos Moreira, referindo que, a partir dessa altura, começou “a pensar seriamente” em investir nesse nicho de mercado. “Neste momento, em Portugal, não temos nenhum estaleiro a fazer este tipo de trabalho. É claro que, por agora, não temos nada em carteira, mas estamos esperançados que vamos conquistar mercado, principalmente na área da transformação de iates”, declarou o empresário, afirmando que, se iniciar a obra de reconversão da doca em junho, conforme prevê, “terá condições para começar a trabalhar no final de 2017”. Além daquele novo projeto, planeia ainda “agarrar outros mercados”, um deles, o da construção de embarcações de serviço para plataformas petrolíferas. “Angola, por exemplo, comprou agora três em França. São embarcações para transporte de trabalhadores para as plataformas. Não há ninguém que faça isso cá. 
Principalmente o mercado africano, estou convencido que dará trabalho”, disse Domingos Moreira. 
A Metalorep está sediada no Parque Empresarial de Viana do Castelo, na Praia Norte, e desenvolve a sua atividade desde 1995, na área da metalomecânica e na construção, reparação e transformação naval, em aço e alumínio. 
Jornal de Notícias 24/5/2016

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Natal em Viana: horários dos espetáculos multimédia

 Já há horários para os espetáculos multimédia a ter lugar na avenida dos Combatentes da Grande Guerra e na Árvore de Natal 3D no jardim da Marina. AVENIDA Domingo a Quinta-Feira: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00 e 22h00 Sexta-Feira e Sábado: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00, 22h00, 23h00 e 00h00 ÁRVORE Domingo a Quinta-Feira: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30 Sexta-Feira e Sábado: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30, 22h30 e 23h30 As iluminações natalícias em Viana do Castelo são ligadas já este sábado, 9 de novembro, às 18h00, a partir da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

A magia das luzes de Natal já chegou a Viana

Manda a tradição que a cidade de Viana do Castelo se ilumine na época natalícia, com as luzes a encherem as ruas de brilho e cor.  📸 9 nov 2024 | Olhar Viana do Castelo

Natal em Viana. Este ano haverá mais ruas iluminadas pela cidade

Foi, na passada terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um reforço da Animação de Natal de 2024 com a iluminação de mais ruas e largos. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 9 de novembro de 2024 e o dia 12 de janeiro de 2025, com reforço dos arruamentos da cidade abrangidos. Mais uma vez, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra apresentará uma iluminação rica e diferenciada, com “ornamentação de Natal com elementos específicos conectados entre si, criando um jogo de luzes sincronizado com música”, permitindo a criação de espetáculos multimédia que serão repetidos algumas vezes por dia, em horários a definir. A Árvore de Natal 3D, com cerca de 27 metros de altura, será novamente colocada no Jardim da Marina, oferecendo um enquadramento perfeito com o Santuário Diocesano do Sagrado Coração d...

“Viana Coração do Natal” está a chegar!

Mais de uma centena de atividades integra a programação “Viana Coração do Natal”, a proposta preparada pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo para assinalar o período festivo do Natal e Passagem de Ano em Viana do Castelo. Entre os dias 6 de dezembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025, as propostas são para miúdos e graúdos, para todos os gostos e idades, dinamizando o centro histórico e estimulando o comércio tradicional da cidade. Praça Natal, pista de gelo, minicomboio, Mercado de Natal, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições e Passagem de Ano integram uma programação diversificada.

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.