Avançar para o conteúdo principal

Obras na Praia Norte novamente adiadas


Os vianenses vão ter de esperar pelo próximo ano para ver realizada a requalificação da Praia Norte, em Viana do Castelo. 

Clique AQUI e veja como se prevê que fique a Praia Norte, após a intervenção. 

"O presidente da Câmara de Viana do Castelo revelou ontem que questões burocráticas, decorrentes do concurso público para as obras de requalificação da Praia Norte, estiveram na origem do adiamento do início da intervenção para o próximo ano. 
“Estamos numa fase em que há muitas empresas a concorrer a obras públicas. Nesta obra tivemos mais de 20 empresas. Foi um processo que teve muitas reclamações e que obrigou a muita análise jurídica, e isso levou a que se atrasasse o processo de decisão, porque temos de cumprir a lei, e os procedimentos administrativos”, explicou José Maria Costa. 
Segundo o autarca socialista, o atraso no processo conduziu ao cancelamento daquele concurso público, face à impossibilidade de cumprimento do prazo de conclusão da obra, final de 2015, o que colocava em risco os fundos da candidatura apresentada ao Programa Operacional Temático de Valorização do Território (POVT). 
“Por falta de tempo útil deste programa comunitário, que termina já em dezembro, não havia tempo para as fazer. As instâncias de gestão dos fundos comunitários deram o alerta – não só a esta obra mas a outras noutros concelhos – de que haveria o risco de a obra não poder ser concretizada até final do ano, o que levaria a que perdêssemos todo o financiamento “, explicou. 
Em causa está a obra de requalificação da Praia Norte, que vai ser realizada ao abrigo da sociedade Polis Litoral Norte, num investimento de 2,6 milhões de euros. A intervenção deveria ter começado em abril passado, prevendo-se na ocasião a sua conclusão até ao final deste ano. 
A intervenção, contestada por um movimento cívico que critica o que considera ser “o fim do estacionamento junto ao mar”, que existe naquela zona, integra agora o Plano de Atividades e Orçamento (PAO), hoje aprovado, em reunião do executivo, pela maioria socialista. 
No final daquela sessão camarária, aos jornalistas, José Maria Costa explicou que município “está a preparar, neste momento, uma nova candidatura, desta feita, ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR). 
“Já está o aviso aberto, e é nesse aviso que vamos incluir a execução destas obras, que vão decorrer no próximo ano, disse, adiantando que a decisão do adiamento da obra “foi tomada pelo do Ministério do Ambiente, após ter ouvido a sociedades Pólis e os municípios acionistas”. 
“Foi isso que foi feito na Polis Litoral, que tem intervenções nos concelhos de Caminha, Viana e Esposende, que vão transitar de um quadro para o outro, garantindo-se exatamente o mesmo nível de financiamento mas com um "timing" mais adequado, sem correr riscos de perder parte do financiamento”. 
José Maria Costa adiantou que “o processo de candidatura deverá estar concluído até final do ano, para ser lançado novo concurso público”. 
“A definição dos prazos da obra será feita em função desse novo concurso”, disse. 
A intervenção, alvo de contestação por um movimento cívico local critica o que considera ser “o fim do estacionamento junto ao mar”, que existe naquela zona, vai abranger uma área equivalente a cinco campos de futebol. 
As obras contemplam duas fases, que vão decorrer em simultâneo, uma para defesa da zona costeira e outra de requalificação daquela zona balnear. 
O projeto prevê a demolição dos três atuais espaços de restauração, que serão relocalizados nas novas “praças”. 
O projeto prevê ainda “um calçadão junto ao mar” e, além das “praças”, vários espaços verdes."

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Natal em Viana: horários dos espetáculos multimédia

 Já há horários para os espetáculos multimédia a ter lugar na avenida dos Combatentes da Grande Guerra e na Árvore de Natal 3D no jardim da Marina. AVENIDA Domingo a Quinta-Feira: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00 e 22h00 Sexta-Feira e Sábado: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00, 22h00, 23h00 e 00h00 ÁRVORE Domingo a Quinta-Feira: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30 Sexta-Feira e Sábado: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30, 22h30 e 23h30 As iluminações natalícias em Viana do Castelo são ligadas já este sábado, 9 de novembro, às 18h00, a partir da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

A magia das luzes de Natal já chegou a Viana

Manda a tradição que a cidade de Viana do Castelo se ilumine na época natalícia, com as luzes a encherem as ruas de brilho e cor.  📸 9 nov 2024 | Olhar Viana do Castelo

Natal em Viana. Este ano haverá mais ruas iluminadas pela cidade

Foi, na passada terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um reforço da Animação de Natal de 2024 com a iluminação de mais ruas e largos. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 9 de novembro de 2024 e o dia 12 de janeiro de 2025, com reforço dos arruamentos da cidade abrangidos. Mais uma vez, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra apresentará uma iluminação rica e diferenciada, com “ornamentação de Natal com elementos específicos conectados entre si, criando um jogo de luzes sincronizado com música”, permitindo a criação de espetáculos multimédia que serão repetidos algumas vezes por dia, em horários a definir. A Árvore de Natal 3D, com cerca de 27 metros de altura, será novamente colocada no Jardim da Marina, oferecendo um enquadramento perfeito com o Santuário Diocesano do Sagrado Coração d...

“Viana Coração do Natal” está a chegar!

Mais de uma centena de atividades integra a programação “Viana Coração do Natal”, a proposta preparada pela Câmara Municipal e pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo para assinalar o período festivo do Natal e Passagem de Ano em Viana do Castelo. Entre os dias 6 de dezembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025, as propostas são para miúdos e graúdos, para todos os gostos e idades, dinamizando o centro histórico e estimulando o comércio tradicional da cidade. Praça Natal, pista de gelo, minicomboio, Mercado de Natal, animação de rua, concertos, atividades infantis, presépios, exposições e Passagem de Ano integram uma programação diversificada.

Em Viana ainda se vendem os tradicionais presépios em barro

Nos últimos anos, nesta quadra, há uma banca que é montada junto ao Jardim Público, onde ainda é possível comprar pequenas peças coloridas em barro, meio toscas, para montar um presépio tradicional português. São muitas dezenas de peças com origem na região de Barcelos, que retratam o Menino Jesus, Nossa Senhora, São José, manjedoura, burro, vaca, reis magos sobre camelos, moleiro e o seu moinho, rebanhos, fanfarras, o castelo, o casario, a igreja, o padre, entre muitas outras personagens. Um costume que parece um pouco afastado das casas dos portugueses, mas que alguns ainda mantêm o encanto de o montar à moda antiga.