Avançar para o conteúdo principal

Movimento cria página no Facebook em defesa do Convento de S. Francisco


Uma Página em defesa do Convento de São Francisco do Monte, foi criada na Net por um movimento cívico que tem como objetivo chamar a atenção para a necessidade da recuperação do Convento, que se encontra em avançado estado de degradação.
Criada no dia 10 de outubro de 2015, a página já reúne mais de dois mil e cem membros. Adira a este movimento. Dê as suas sugestões ou opiniões. Todos não serão de mais para dar destaque e visibilidade a esta iniciativa.
Intitulada “Vamos Recuperar o Convento de São Francisco do Monte” pode aceder à Página, clicando AQUI.

Apesar de criada há somente três dias, já conseguiu captar a atenção da comunicação social, nomeadamente da Agência de Notícias LUSA.
Noticia da Agencia LUSA: 
"Movimento criado nas redes sociais para salvar convento abandonado em Viana do Castelo

Viana do Castelo, Portugal 12/10/2015 15:42 (LUSA) 
Promover a troca de ideias e propostas com vista à recuperação do Convento de São Francisco do Monte, em Viana do Castelo, em avançado estado de degradação, é o objetivo de um movimento criado nas redes sociais. 
Em declarações hoje à Lusa, o autor da página "Vamos Recuperar o Convento de São Francisco do Monte", Paulo Vilaverde, explicou que o que se pretende é "criar um fórum, o mais alargado possível, que represente a cidade de forma heterogénea, sem politização e partidarização, para levar a bom porto a recuperação do convento". 
Em causa está um imóvel datado do século XIV, adquirido em 2001 pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), situado na encosta do Monte de Santa Luzia, e que se encontra há anos votado ao abandono e à espera de uma reabilitação que poderá custar mais de oito milhões de euros.
A intenção do IPVC passa por transformar o convento secular num espaço de retiro para formação ou criação artística mas, por falta de financiamento, o projeto ainda não saiu do papel. 
"Enquanto cidadãos temos a obrigação de defender o património que recebemos, e que queremos deixar às gerações futuras. Decidi utilizar este meio comunicação que é a Internet para lançar esta causa e ver se havia interesse dos cidadãos em recuperar o imóvel. A adesão foi massiva", disse Paulo Vilaverde. 
Criada na rede social Facebook na madrugada de sexta-feira passada, a página reúne quase dois mil membros, sendo que o objetivo é atingir os dez mil "para que a troca de ideias, e de propostas possa ter repercussão". 
"Esta é uma questão da cidade e da sua história. No entanto, temos que mostrar que é uma questão importante para um conjunto significativo de cidadãos. Quantos mais aderirem melhor para fazermos ouvir a nossa voz junto do IPVC e de outras entidades públicas", sublinhou. 
O autor da página adiantou que a preocupação não é nova sendo que "nos anos 90 diversos cidadãos se movimentaram para recuperar aquele importante património, mas sem sucesso". 
Explicou que, apesar de não estar classificado, o imóvel integra "imagens fabulosas de São Francisco, Santo António, e São Pedro de Alcântara, os patronos da Ordem de São Francisco, sendo o terceiro mandado construir por aquela ordem em Portugal". 
"Queremos reunir o maior número de ideias e projetos para realizar, no local, um fórum, envolvendo todos os interessados em discutir a recuperação daquele conjunto edificado. Uma discussão que envolva o IPVC, autarcas, investigadores, e população em geral", explicou. 
No imediato, o movimento quer "desenvolver esforços para promover visitas guiadas ao local, sobretudo dirigidas às escolas, e a cidadãos ainda desconhecedores da realidade do imóvel".
Contactado pela Lusa, o presidente do IPVC disse ver "com muito bons olhos", esta iniciativa, considerando poder ser "um agente facilitador de criação de um lóbi que ajude a encontrar uma solução". 
"É uma boa ajuda, e o IPVC está totalmente disponível para participar nesta causa. Não pode ser uma causa fracionada mas de toda a cidade", defendeu Rui Teixeira, admitindo que o acesso a financiamento europeu para a recuperação daquele património "tem sido um problema constante".
Antes de chegar as mãos do IPVC, e com a extinção das ordens religiosas, o convento foi comprado em hasta pública em 1834, pelo Visconde de Carreira, que o transformou em exploração agrícola. A partir da década de 60 do século XX, o espaço conventual entrou em progressivo estado de degradação e, em 1987, o seu último proprietário, Rui Feijó, doou-o à Misericórdia local."

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Natal em Viana: horários dos espetáculos multimédia

 Já há horários para os espetáculos multimédia a ter lugar na avenida dos Combatentes da Grande Guerra e na Árvore de Natal 3D no jardim da Marina. AVENIDA Domingo a Quinta-Feira: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00 e 22h00 Sexta-Feira e Sábado: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00, 22h00, 23h00 e 00h00 ÁRVORE Domingo a Quinta-Feira: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30 Sexta-Feira e Sábado: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30, 22h30 e 23h30 As iluminações natalícias em Viana do Castelo são ligadas já este sábado, 9 de novembro, às 18h00, a partir da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

A magia das luzes de Natal já chegou a Viana

Manda a tradição que a cidade de Viana do Castelo se ilumine na época natalícia, com as luzes a encherem as ruas de brilho e cor.  📸 9 nov 2024 | Olhar Viana do Castelo

Pista de Gelo em Viana do Castelo

Neste período festivo, entre outras iniciativas levadas a cabo pelo Município de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, funcionará de 5/12 a 6/01, das 10H00 às 20H00 e nos fins-de-semana e vésperas de feriados das 10H00 às 24H00, uma Pista de Gelo que está a ser instalada na Av. da Liberdade. Esta e outras actividades têm a finalidade de animar a cidade de Viana do Castelo e promover a sua atractividade.

Natal em Viana. Este ano haverá mais ruas iluminadas pela cidade

Foi, na passada terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um reforço da Animação de Natal de 2024 com a iluminação de mais ruas e largos. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 9 de novembro de 2024 e o dia 12 de janeiro de 2025, com reforço dos arruamentos da cidade abrangidos. Mais uma vez, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra apresentará uma iluminação rica e diferenciada, com “ornamentação de Natal com elementos específicos conectados entre si, criando um jogo de luzes sincronizado com música”, permitindo a criação de espetáculos multimédia que serão repetidos algumas vezes por dia, em horários a definir. A Árvore de Natal 3D, com cerca de 27 metros de altura, será novamente colocada no Jardim da Marina, oferecendo um enquadramento perfeito com o Santuário Diocesano do Sagrado Coração d...

A tradição está de volta!

Interrompida devido à pandemia, a tradição do Moscatel com Banana vai ser retomada este ano (sábado, 24), como habitualmente na véspera de Natal. A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, integra o programa “Viana, Coração do Natal”. Trata-se de um costume que prevaleceu durante décadas no estabelecimento comercial de Viana do Castelo “Casa Riolanda”,  mais conhecida como “Bananeiro”, mas que foi interrompido no ano de 2016, por encerramento do estabelecimento.   Graças ao clube vianense de futsal feminino Santa Luzia Futebol Clube, esta tradição teve continuidade mas, desde 2016, na Praça da República, a poucos metros da antiga Casa Riolanda. No próximo dia 24 de dezembro, véspera de Natal, entre as 10h00 e as 20h00, na Praça da República, cerca 400 litros de moscatel e 200 quilos de banana vão estar disponíveis para serem servidos às centenas de pessoas que são esperadas no local para conviverem e cumprirem a tradição. Conheça um pouco da história do “Bananeiro” e da tradição...