É considerável o conjunto de arquitetura religiosa que a cidade possui. São muitos os edifícios religiosos cristãos (Sé Catedral, Templo de Santa Luzia, igrejas e capelas) que hoje podemos ver na cidade de Viana do Castelo e que confirmam a devoção sentida pelos Vianenses através dos tempos.
São exemplo, nesta imagem:
CAPELA DAS MALHEIRAS (Séc. XVIII)
Um dos símbolos religiosos da cidade de Viana do Castelo, situado no cimo da Rua Gago Coutinho, é a chamada Capela das Malheiras (por alusão à família proprietária - os Malheiro Reimão). Mandada construir por D. Frei António do Desterro Malheiro Reimão, bispo do Rio de Janeiro e construída com dinheiro e segundo diretrizes por ele mandadas do Brasil, foi dedicada a S. Francisco de Paula.
A fachada é notável, por repetir em granito os motivos de algas, líquenes e concheados que no interior foram talhados em madeira.
Esta capela abre ao público unicamente uma vez por ano, na noite de quinta-feira santa.
TEMPLO DE SANTA LUZIA (Séc. XX)
O Templo do Sagrado Coração de Jesus, mais conhecido por Templo de Santa Luzia, está construído num ponto privilegiado do Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo, sendo a edificação que mais se destaca na sua paisagem.
Templo aberto ao culto em 22 de Agosto de 1926, já depois da morte do seu autor, foi apenas concluído em 1943.
Capela das Malheiras e Templo de Santa Luzia, Viana do Castelo |