Avançar para o conteúdo principal

Câmara quer reabrir e transformar parque subterrâneo do Campo da Agonia em parque de estacionamento ''LOW COST''

(clique na imagem para ampliar e ver melhor)
A Câmara de Viana do Castelo pode, ainda este mês, vir indemnizar o concessionário do maior parque da cidade para poder reabrir o equipamento fechado deste dezembro passado, disse hoje, à Lusa, o presidente da autarquia. 
"Apresentámos uma proposta à sociedade VianaPolis para que seja transferida para a Câmara, a concessão do espaço, para que, no mais curto espaço de tempo podermos resolver, de forma amigável, o contencioso que existe com o concessionário. Gostaria de ter este assunto resolvido ainda este mês", explicou o socialista José Maria Costa. 
Em causa está a exploração do parque de estacionamento subterrâneo do Campo d'Agonia, adjudicada em abril de 2008 pela sociedade VianaPolis à empresa Estação Viana Shopping Imobiliária, vencedora da hasta pública com a melhor proposta - 900 mil euros -, entre quatro concorrentes, por um prazo de 30 anos. 
Em dezembro último o concessionário do maior parque de estacionamento subterrâneo da cidade de Viana do Castelo, com 1.080 lugares, anunciou o encerramento do equipamento, por tempo indefinido, acusando a VianaPolis de "incumprimento" contratual. 
Na proposta entretanto apresentada pela Câmara à sociedade que gere o programa Polis da cidade- o município detém 40% da VianaPolis - a autarquia "invoca razões de interesse público para assumir a gestão do equipamento", disponibilizando-se para fazer "a resolução do contrato, através da devolução do valor, cerca de 900 mil euros, que o concessionário pagou pela concessão". 
"É o valor que estamos a negociar com o concessionário para que ele liberte o parque", adiantou. 
"A ausência daquele parque está a causar-nos muita perturbação, não só na atividade económica como também no apoio à área residência da zona oriental da cidade. No mês de agosto, com das festas da Senhora da Agonia, é uma peça fundamental no desenho de toda a mobilidade da cidade", justificou. 
Se a proposta for aceite pela VianaPolis, detida em 60% pelos ministérios do Ambiente e das Finanças, disse, "o parque reabrirá com a exploração entregue a outro concessionário ou por administração direta da Câmara". 
Explicou que o objetivo do município passa por transformar a estrutura, um investimento de 12 milhões de euros, no primeiro parque de estacionamento 'low cost' da cidade, ou seja, com tarifas de baixo custo. 
"No desenho que estamos a fazer para a mobilidade na cidade estamos a pensar que este parque seja de baixo custo, que dê apoio a toda a população que vem para a cidade para trabalhar e também às atividades económicas daquela zona", sustentou. 
Em dezembro passado, quando encerrou o parque, a administração da Painhas Parques (detentora da concessão), explicou, em comunicado, que nos últimos anos "sucederam-se as infiltrações em todo o parque", de dois pisos subterrâneos, que, dada a "natureza corrosiva" provocaram danos nos veículos.
"Infiltrações essas causadas por vícios ou defeitos de construção da responsabilidade do consórcio a quem a VianaPolis adjudicou a execução da obra de construção do parque. Essas infiltrações ainda hoje se mantêm por manifesta incapacidade do referido consórcio em eliminar aqueles vícios, já reconhecida pela Viana Polis", justificou, na altura, a empresa.

Fonte: Agencia Lusa (16.06.2014)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Natal em Viana: horários dos espetáculos multimédia

 Já há horários para os espetáculos multimédia a ter lugar na avenida dos Combatentes da Grande Guerra e na Árvore de Natal 3D no jardim da Marina. AVENIDA Domingo a Quinta-Feira: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00 e 22h00 Sexta-Feira e Sábado: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00, 22h00, 23h00 e 00h00 ÁRVORE Domingo a Quinta-Feira: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30 Sexta-Feira e Sábado: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30, 22h30 e 23h30 As iluminações natalícias em Viana do Castelo são ligadas já este sábado, 9 de novembro, às 18h00, a partir da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

A magia das luzes de Natal já chegou a Viana

Manda a tradição que a cidade de Viana do Castelo se ilumine na época natalícia, com as luzes a encherem as ruas de brilho e cor.  📸 9 nov 2024 | Olhar Viana do Castelo

Pista de Gelo em Viana do Castelo

Neste período festivo, entre outras iniciativas levadas a cabo pelo Município de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, funcionará de 5/12 a 6/01, das 10H00 às 20H00 e nos fins-de-semana e vésperas de feriados das 10H00 às 24H00, uma Pista de Gelo que está a ser instalada na Av. da Liberdade. Esta e outras actividades têm a finalidade de animar a cidade de Viana do Castelo e promover a sua atractividade.

Natal em Viana. Este ano haverá mais ruas iluminadas pela cidade

Foi, na passada terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um reforço da Animação de Natal de 2024 com a iluminação de mais ruas e largos. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 9 de novembro de 2024 e o dia 12 de janeiro de 2025, com reforço dos arruamentos da cidade abrangidos. Mais uma vez, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra apresentará uma iluminação rica e diferenciada, com “ornamentação de Natal com elementos específicos conectados entre si, criando um jogo de luzes sincronizado com música”, permitindo a criação de espetáculos multimédia que serão repetidos algumas vezes por dia, em horários a definir. A Árvore de Natal 3D, com cerca de 27 metros de altura, será novamente colocada no Jardim da Marina, oferecendo um enquadramento perfeito com o Santuário Diocesano do Sagrado Coração d...

A tradição está de volta!

Interrompida devido à pandemia, a tradição do Moscatel com Banana vai ser retomada este ano (sábado, 24), como habitualmente na véspera de Natal. A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, integra o programa “Viana, Coração do Natal”. Trata-se de um costume que prevaleceu durante décadas no estabelecimento comercial de Viana do Castelo “Casa Riolanda”,  mais conhecida como “Bananeiro”, mas que foi interrompido no ano de 2016, por encerramento do estabelecimento.   Graças ao clube vianense de futsal feminino Santa Luzia Futebol Clube, esta tradição teve continuidade mas, desde 2016, na Praça da República, a poucos metros da antiga Casa Riolanda. No próximo dia 24 de dezembro, véspera de Natal, entre as 10h00 e as 20h00, na Praça da República, cerca 400 litros de moscatel e 200 quilos de banana vão estar disponíveis para serem servidos às centenas de pessoas que são esperadas no local para conviverem e cumprirem a tradição. Conheça um pouco da história do “Bananeiro” e da tradição...