O presidente do Município Vianense acaba de anunciar que ainda durante este mês a Igreja do Convento de Santo António, construída em 1625, que é uma das mais importantes de Viana do Castelo, vai ser sujeita a obras para travar o seu estado de degradação.
Devido ao edifício, que se encontra encerrado há mais de cinco anos, estar em adiantado estado de degradação e a necessitar de intervenções urgentes principalmente ao nível de paredes e telhado, a Câmara de Viana do Castelo vai avançar com uma ajuda financeira de emergência para consolidação e reforço estrutural no valor de 122.843 euros, sendo que parte desta verba será financiada pelo ON.2 - O Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte).
Já não é a primeira vez que estas obras são anunciadas, mas nunca iniciadas, por isso interrogo-me é se, será desta vez que os planos conseguem sair do campo das intenções?
O vídeo em baixo mostra a reportagem "Igreja setecentista em risco de colapso", feita em 2012 pelo Porto Canal. Passados estes anos, continua tudo na mesma.