Uma das principais tradições da páscoa em Viana do Castelo vai novamente trazer às ruas da cidade na quinta-feira santa à noite, milhares de pessoas para a tradicional visita a igrejas e capelas.
De entre as 20 que compõem o roteiro deste ano, fazem parte as capelas da Casa da Carreira (integrada no edifício da Câmara Municipal), do Museu Municipal, de Nossa Senhora da Conceição da Rocha e das Malheiras que abrem ao público pela primeira e última vez no ano.
Também é nesta altura que os templos abertos à visita e oração são enfeitados com flores, havendo mesmo uma “competição” saudável entre eles para ver quem consegue ter a igreja/capela mais bonita.
Esta iniciativa de visitar as igrejas e capelas da cidade está integrada na programação da Semana Santa e do programa Páscoa Doce em Viana do Castelo.
Roteiro das igrejas e capelas de portas abertas das 19H00 às 24H00 na quinta-feira santa:
Sé Catedral, a Capela de Nossa Senhora do Resgate, a Igreja de Nossa Senhora da Caridade, a Igreja de S. Francisco (Ordem Terceira), a Capela da Casa da Carreira, a Capela das Almas, a Igreja do Seminário do Carmo, a Igreja Paroquial de Nossa Senhora de Fátima, a Capela de Nossa Senhora das Necessidades, a Capela de Recolhimento de Santiago, a Capela de Nossa Senhora da Agonia, a Capela de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, a Capela de S. Roque, a Capela do Carmelo de Santa Teresinha, a Capela do Seminário Diocesano, a Capela de Nossa Senhora das Candeias, a Capela de Santa Catarina, a Igreja Paroquial de Monserrate (Igreja de S. Domingos), a Capela do Museu de Artes Decorativas e a Capela do Navio Hospital Gil Eannes.