Em Viana do Castelo, como em muitas outras localidades, sempre se encontra na fachada de uma casa, uma daquelas placas que dizem “fulano morou aqui”. São figuras que se destacaram em vários segmentos da sociedade.
Estão neste caso o General Adolfo Almeida Barbosa e o Major Xavier da Costa. Ambos se notabilizaram na Grande Guerra ao serviço do exercito português.
De acordo com a placa afixada nesta casa, na Rua Major Xavier da Costa:
"Casa de morada do Major Xavier da Costa que daqui partiu com o seu regimento para os campos da Flandres onde se imortalizou na Grande Guerra pelo seu valor e abnegação. Honrou o seu País e a sua Terra, bem merecendo da Pátria esta lápide da iniciativa do Vianense António Thomás Quartin. Foi pela Câmara Municipal e Povo de Viana solenemente inaugurada em 9 de Abril de 1920, 2º Aniversário da Batalha de La Lys, onde o heroico oficial tanto nobilitou o Exército Português".
De acordo com a placa afixada nesta casa, no Largo de S. Domingos:
“Nesta casa morou e faleceu em 26.08.1928 o General Adolfo Almeida Barbosa, heroico comandante da Brigada do Minho na Flandres e que foi a mais bela personificação do esforço Português na Grande Guerra”.