Avançar para o conteúdo principal

VIANA | Exposição ''Louça Regional de Viana''

Encontra-se patente até ao próximo dia 31 de Agosto, no Espaço Cultural do Estação Viana Shopping, a Exposição “Louça Regional de Viana”.
Composta por dezenas de peças de louça regional de Viana, abrange exemplares desde a década 50 do século passado até à actualidade.
São muitas e variadas as peças de enorme beleza que lá se pode admirar e que comprovam o grande relevo que a Louça Regional de Viana sempre teve ao longo dos tempos.













A CERÂMICA DE VIANA
Em 1770, foi mandado publicar pelo Marquez de Pombal um alvará de protecção a todas as fábricas de louça do país existentes e às que viessem a estabelecer-se. As principais vantagens eram a proibição da entrada no país de toda a louça estrangeira, excepto a que vinha da Índia e China em navios Portugueses, e a isenção de direitos de saída do país a toda a louça nacional.
A Fábrica de Viana, como tantas outras, é "filha" deste alvará. Produziu faiança durante oito décadas - 1774/1855 - e situa-se no Lugar do Cais Novo, da freguesia de Darque.
A produção técnica e artística da Fábrica de Viana pode ser dividida em três períodos:
1º Período em que a decoração era predominantemente feita em azul; 2° período, também chamado de período áureo devido à boa qualidade da pasta cerâmica, bom esmalte, desenho e cores apuradas: azul, ocre, amarelo canário, laranja e violeta e 3° período conhecido como o período da decadência. O declínio deveu-se ao descuido da qualidade dos produtos usados na produção da cerâmica, de forma a torná-la mais barata e assim poder concorrer com os preços competitivos da cerâmica inglesa. A conjuntura política da época, que coincide com a entrada das tropas inglesas em Portugal e a consequente entrada da cerâmica inglesa no nosso mercado, vai permitir, após vários esforços em contrário, ao encerramento da fábrica em 1855.
Passados noventa e dois anos, em 1947, é fundada a Empresa de Cerâmica Regional Vianense, Lda., mais conhecida por Fábrica da Meadela. Tinha esta como principal objectivo ressuscitar a louça tradicional de Viana. Tarefa nada fácil, uma vez que não foi possível obter uma pasta tão perfeita como a antiga, nem as cores originais. É sob a orientação do engenheiro João Dias Coelho, vindo da Fábrica Vista Alegre, que se começam a utilizar novas técnicas de produção e começa a produzir-se louça em grés fino com pintura sob o vidrado.
Foi nesta altura que o artista António Pedro realizou obras notáveis em grés, contribuindo para o sucesso artístico da empresa. Mais tarde, sob a direcção do Eng.º Lencart e Silva, e com os artistas Armando Veríssimo e Augusto Alves, conseguiu aliar-se a qualidade e beleza da louça decorativa com o sucesso comercial da mesma. Também o escultor Laureano Ribatua preservou a prevalência dos critérios artísticos, verificando-se, nos dias de hoje, uma aposta em novos desenhos. Deste modo, a tradição das peças de decoração original alia-se, harmoniosamente, com a contemporaneidade de novas propostas.

Texto recolhido no local da exposição.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Natal em Viana: horários dos espetáculos multimédia

 Já há horários para os espetáculos multimédia a ter lugar na avenida dos Combatentes da Grande Guerra e na Árvore de Natal 3D no jardim da Marina. AVENIDA Domingo a Quinta-Feira: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00 e 22h00 Sexta-Feira e Sábado: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00, 22h00, 23h00 e 00h00 ÁRVORE Domingo a Quinta-Feira: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30 Sexta-Feira e Sábado: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30, 22h30 e 23h30 As iluminações natalícias em Viana do Castelo são ligadas já este sábado, 9 de novembro, às 18h00, a partir da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

A magia das luzes de Natal já chegou a Viana

Manda a tradição que a cidade de Viana do Castelo se ilumine na época natalícia, com as luzes a encherem as ruas de brilho e cor.  📸 9 nov 2024 | Olhar Viana do Castelo

Pista de Gelo em Viana do Castelo

Neste período festivo, entre outras iniciativas levadas a cabo pelo Município de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, funcionará de 5/12 a 6/01, das 10H00 às 20H00 e nos fins-de-semana e vésperas de feriados das 10H00 às 24H00, uma Pista de Gelo que está a ser instalada na Av. da Liberdade. Esta e outras actividades têm a finalidade de animar a cidade de Viana do Castelo e promover a sua atractividade.

Natal em Viana. Este ano haverá mais ruas iluminadas pela cidade

Foi, na passada terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um reforço da Animação de Natal de 2024 com a iluminação de mais ruas e largos. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 9 de novembro de 2024 e o dia 12 de janeiro de 2025, com reforço dos arruamentos da cidade abrangidos. Mais uma vez, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra apresentará uma iluminação rica e diferenciada, com “ornamentação de Natal com elementos específicos conectados entre si, criando um jogo de luzes sincronizado com música”, permitindo a criação de espetáculos multimédia que serão repetidos algumas vezes por dia, em horários a definir. A Árvore de Natal 3D, com cerca de 27 metros de altura, será novamente colocada no Jardim da Marina, oferecendo um enquadramento perfeito com o Santuário Diocesano do Sagrado Coração d...

A tradição está de volta!

Interrompida devido à pandemia, a tradição do Moscatel com Banana vai ser retomada este ano (sábado, 24), como habitualmente na véspera de Natal. A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, integra o programa “Viana, Coração do Natal”. Trata-se de um costume que prevaleceu durante décadas no estabelecimento comercial de Viana do Castelo “Casa Riolanda”,  mais conhecida como “Bananeiro”, mas que foi interrompido no ano de 2016, por encerramento do estabelecimento.   Graças ao clube vianense de futsal feminino Santa Luzia Futebol Clube, esta tradição teve continuidade mas, desde 2016, na Praça da República, a poucos metros da antiga Casa Riolanda. No próximo dia 24 de dezembro, véspera de Natal, entre as 10h00 e as 20h00, na Praça da República, cerca 400 litros de moscatel e 200 quilos de banana vão estar disponíveis para serem servidos às centenas de pessoas que são esperadas no local para conviverem e cumprirem a tradição. Conheça um pouco da história do “Bananeiro” e da tradição...