Avançar para o conteúdo principal

Concessão marinas continua por resolver, tribunal nega pedido nulidade concurso



A Administração do Porto de Viana do Castelo (APVC) revelou que o Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga negou provimento ao pedido de nulidade do concurso da concessão das Marinas da cidade.
O pedido de nulidade fora apresentado por um consórcio português, que diz ter vencido o concurso, embora o vencedor declarado seja uma empresa espanhola.
Em nota enviada à Agência Lusa, a APVC esclarece que está a avaliar a decisão do Tribunal, a qual, «em nenhum momento, dá razão à autora da ação».
Assegura, ainda, manter «o forte desejo de construir e requalificar as marinas de Viana do Castelo, que prevê o investimento superior a 5 milhões de euros».
No entanto, reserva até ao final da próxima semana a tomada de uma decisão «sobre a melhor forma de prosseguir este processo».
Embora na «expectativa» sobre o «próximo passo» a dar pela APVC, visão bem diferente da decisão do Tribunal tem Rui Martins, porta-voz do consórcio Real Iate de Viana - grupo de empresários que afirma ter vencido o concurso, perdido depois por uma empresa espanhola ter exercido um direito de preferência decorrente da primeira fase do concurso.
«Na notificação que recebemos, o Tribunal diz que os pressupostos da atribuição concessão e a forma como foi lançado o concurso não reuniu as condições legais para ser feito. Isto é gravíssimo», afirmou hoje Rui Martins em declarações à Lusa.
A APVC previa que o grupo espanhol MarePuertos assumisse em setembro de 2010 a gestão das duas marinas de recreio da cidade de Viana do Castelo e uma terceira, para embarcações de recreio de maior dimensão, que vai nascer no atual local de acostagem dos barcos de pesca.
No entanto, e apesar de anunciado formalmente o grupo espanhol como vencedor do concurso, face ao processo que decorria em Tribunal, o ato de concessão (contrato que estipula uma renda anual de 90 mil euros e um investimento de 5,2 milhões) ficou por assinar.
«O recurso ao Tribunal foi em desespero de causa. Imperou sempre o silêncio em todos os agentes do poder e restou-nos apelar à Justiça», justificou Rui Martins.

Fonte: Rádio Alto Minho (07.04.2011)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Natal em Viana: horários dos espetáculos multimédia

 Já há horários para os espetáculos multimédia a ter lugar na avenida dos Combatentes da Grande Guerra e na Árvore de Natal 3D no jardim da Marina. AVENIDA Domingo a Quinta-Feira: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00 e 22h00 Sexta-Feira e Sábado: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00, 22h00, 23h00 e 00h00 ÁRVORE Domingo a Quinta-Feira: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30 Sexta-Feira e Sábado: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30, 22h30 e 23h30 As iluminações natalícias em Viana do Castelo são ligadas já este sábado, 9 de novembro, às 18h00, a partir da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

A magia das luzes de Natal já chegou a Viana

Manda a tradição que a cidade de Viana do Castelo se ilumine na época natalícia, com as luzes a encherem as ruas de brilho e cor.  📸 9 nov 2024 | Olhar Viana do Castelo

Pista de Gelo em Viana do Castelo

Neste período festivo, entre outras iniciativas levadas a cabo pelo Município de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, funcionará de 5/12 a 6/01, das 10H00 às 20H00 e nos fins-de-semana e vésperas de feriados das 10H00 às 24H00, uma Pista de Gelo que está a ser instalada na Av. da Liberdade. Esta e outras actividades têm a finalidade de animar a cidade de Viana do Castelo e promover a sua atractividade.

Natal em Viana. Este ano haverá mais ruas iluminadas pela cidade

Foi, na passada terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um reforço da Animação de Natal de 2024 com a iluminação de mais ruas e largos. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 9 de novembro de 2024 e o dia 12 de janeiro de 2025, com reforço dos arruamentos da cidade abrangidos. Mais uma vez, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra apresentará uma iluminação rica e diferenciada, com “ornamentação de Natal com elementos específicos conectados entre si, criando um jogo de luzes sincronizado com música”, permitindo a criação de espetáculos multimédia que serão repetidos algumas vezes por dia, em horários a definir. A Árvore de Natal 3D, com cerca de 27 metros de altura, será novamente colocada no Jardim da Marina, oferecendo um enquadramento perfeito com o Santuário Diocesano do Sagrado Coração d...

A tradição está de volta!

Interrompida devido à pandemia, a tradição do Moscatel com Banana vai ser retomada este ano (sábado, 24), como habitualmente na véspera de Natal. A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, integra o programa “Viana, Coração do Natal”. Trata-se de um costume que prevaleceu durante décadas no estabelecimento comercial de Viana do Castelo “Casa Riolanda”,  mais conhecida como “Bananeiro”, mas que foi interrompido no ano de 2016, por encerramento do estabelecimento.   Graças ao clube vianense de futsal feminino Santa Luzia Futebol Clube, esta tradição teve continuidade mas, desde 2016, na Praça da República, a poucos metros da antiga Casa Riolanda. No próximo dia 24 de dezembro, véspera de Natal, entre as 10h00 e as 20h00, na Praça da República, cerca 400 litros de moscatel e 200 quilos de banana vão estar disponíveis para serem servidos às centenas de pessoas que são esperadas no local para conviverem e cumprirem a tradição. Conheça um pouco da história do “Bananeiro” e da tradição...