Viana: Câmara faz concurso de criação do cartaz da Romaria da Senhora D’Agonia para evitar polémicas
Para evitar polémicas como as que acontecerem no ano passado, nas redes sociais, em relação ao cartaz da Romaria da Senhora D’Agonia, este ano a Câmara Municipal de Viana do Castelo optou por realizar um concurso para escolher o cartaz oficial das festas. O concurso é aberto a todos os interessados, quer individualmente, quer em equipas. Os cartazes a concurso devem ser apresentados até 15 de Abril.
O júri é composto por 7 elementos, representando a Câmara Municipal, a VianaFestas, Comissão de Festas, Real Irmandade de Nossa Sra. D’Agonia, Associação Empresarial de Viana do Castelo e Associação Portuguesa de Design. Existem dois temas obrigatórios para o concurso: A Marca de Viana, tendo por base o slogan “Quem gosta vem / Quem ama fica / Fica no coração” e o tema “Viana do Castelo, Cidade do Vinho 2011”. O objectivo é que o cartaz expresse o espírito da romaria e tudo o que envolve esta festa. Francisco Sampaio, Presidente da Comissão de Festas, diz que os dois temas escolhidos são fortes e representam bem a cidade. Maria José Guerreiro, vereadora da Cultura da Câmara de Viana, espera que o concurso chegue a todo o país. José Maria Costa diz que esta é uma experiência “a nível nacional”. O autarca diz que as polémicas do ano passado em relação ao cartaz, criadas nas redes sociais da Internet, não fazem qualquer sentido. José Maria Costa diz ter ficado “muito honrado” com a escolha do cartaz e da mordoma. Não há prémio monetário para o concurso pois, segundo a Câmara, o maior prémio é fazer o cartaz da maior romaria portuguesa. Os resultados do concurso vão ser conhecidos publicamente na segunda semana de Maio.
Fonte: Rádio Geice (11.03.2011)