Avançar para o conteúdo principal

Caravana antecipou festejos da Sr.ª da Agonia

Dezoito anos depois, a Volta a Portugal em Bicicleta regressou a Viana do Castelo! Foi a décima primeira chegada da prova à cidade no historial das 72 edições. Desde cedo que A «Cidade da Volta» se instalou na Avenida Campo do Castelo e depressa se fez ouvir antecipando, desde já, o ribombar dos Zés P’reiras, as danças dos Gigantones e Cabeçudos e toda a grande animação da Rainha das Romarias portuguesas, as Festas da Senhora da Agonia que têm expoente máximo a 20 de Agosto. As cores do ciclismo engalanaram Viana do Castelo.
Neste sábado de calor, a cidade vibrou com a chegada do pelotão manifestando de várias formas um enorme carinho para com a Volta.Já passaram vários anos desde que a competição terminou aqui mas o tempo não apagou da memória de muitos vianeses aquela tarde de Agosto de 1992 quando Pedro Silva (Sicasal), mais uma vez, bateu a concorrência ao sprint obtendo mais um triunfo para um longo palmarés de etapas ganhas em chegadas agrupadas.

Lista dos últimos vencedores em Viana do Castelo:
1950 (15ª Volta): Braga-V. Castelo, 142,1 Km., Joaquim Pascual (Barcelona)
1956 (19ª Volta): Vila do Conde-Viana Castelo, 48 Km., Onofre Tavares (FC Porto)
1985 (47ª Volta): Mondim Basto-Viana Castelo, 123 Km., Manuel Neves (Guimarães)
1990 (52ª Volta): Mondim Basto-Viana Castelo, 152,8 Km., Pedro Silva (Boavista)
1992 (54ª Volta): Felgueiras-Viana Castelo, 179,9 Km., Pedro Silva (Sicasal)

Viana, um brinco de ciclismo

Viana do Castelo apesar de ter estado afastada da Volta a Portugal durante muito tempo tem história no ciclismo. Além do actual Campeão Nacional de Elites, Rui Sousa, ser natural do concelho, importa relembrar também a figura de Rui Lavarinhas, agora dedicado ao BTT e de Ana Barros que foi 10 vezes Campeã Nacional com duas presenças em Jogos Olímpicos. Mas a história do ciclismo português guarda igualmente um lugar para as equipas da região, a CEDEMI e a Tensai – Stª Marta que participaram na Volta. Há outras formações com trabalho desenvolvido na modalidade como o Grupo Desportivo do Centro Cultural de Stª Marta de Portuzelo e o Núcleo Desportivo e Recreativo de Barroselas, que foram, durante muitos anos, um viveiro de ciclistas.



"Entra-se a 70 onde só se pode entrar a 50"
A RTP ouviu Sérgio Quitério, um dos ciclistas envolvidos numa aparatosa queda na aproximação à meta da terceira etapa da Volta a Portugal em biclicleta.

Alta velocidade dita queda nos últimos metros da terceira etapa
O fim da tirada em que o ucraniano Oleg Chuzhda entregou a camisola amarela a Cândido Barbosa ficou marcada por uma queda que envolveu cinco ciclistas. A velocidade excessiva na aproximação a uma curva terá sido fatal.

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Natal em Viana: horários dos espetáculos multimédia

 Já há horários para os espetáculos multimédia a ter lugar na avenida dos Combatentes da Grande Guerra e na Árvore de Natal 3D no jardim da Marina. AVENIDA Domingo a Quinta-Feira: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00 e 22h00 Sexta-Feira e Sábado: 18h00, 19h00, 20h00, 21h00, 22h00, 23h00 e 00h00 ÁRVORE Domingo a Quinta-Feira: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30 Sexta-Feira e Sábado: 18h30, 19h30, 20h30, 21h30, 22h30 e 23h30 As iluminações natalícias em Viana do Castelo são ligadas já este sábado, 9 de novembro, às 18h00, a partir da Avenida dos Combatentes da Grande Guerra.

A magia das luzes de Natal já chegou a Viana

Manda a tradição que a cidade de Viana do Castelo se ilumine na época natalícia, com as luzes a encherem as ruas de brilho e cor.  📸 9 nov 2024 | Olhar Viana do Castelo

Pista de Gelo em Viana do Castelo

Neste período festivo, entre outras iniciativas levadas a cabo pelo Município de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, funcionará de 5/12 a 6/01, das 10H00 às 20H00 e nos fins-de-semana e vésperas de feriados das 10H00 às 24H00, uma Pista de Gelo que está a ser instalada na Av. da Liberdade. Esta e outras actividades têm a finalidade de animar a cidade de Viana do Castelo e promover a sua atractividade.

Natal em Viana. Este ano haverá mais ruas iluminadas pela cidade

Foi, na passada terça-feira, aprovado, em reunião ordinária de executivo, o Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo que prevê um reforço da Animação de Natal de 2024 com a iluminação de mais ruas e largos. A iluminação de Natal está prevista para o período compreendido entre o dia 9 de novembro de 2024 e o dia 12 de janeiro de 2025, com reforço dos arruamentos da cidade abrangidos. Mais uma vez, a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra apresentará uma iluminação rica e diferenciada, com “ornamentação de Natal com elementos específicos conectados entre si, criando um jogo de luzes sincronizado com música”, permitindo a criação de espetáculos multimédia que serão repetidos algumas vezes por dia, em horários a definir. A Árvore de Natal 3D, com cerca de 27 metros de altura, será novamente colocada no Jardim da Marina, oferecendo um enquadramento perfeito com o Santuário Diocesano do Sagrado Coração d...

A tradição está de volta!

Interrompida devido à pandemia, a tradição do Moscatel com Banana vai ser retomada este ano (sábado, 24), como habitualmente na véspera de Natal. A iniciativa “Viana, Moscatel e Banana”, integra o programa “Viana, Coração do Natal”. Trata-se de um costume que prevaleceu durante décadas no estabelecimento comercial de Viana do Castelo “Casa Riolanda”,  mais conhecida como “Bananeiro”, mas que foi interrompido no ano de 2016, por encerramento do estabelecimento.   Graças ao clube vianense de futsal feminino Santa Luzia Futebol Clube, esta tradição teve continuidade mas, desde 2016, na Praça da República, a poucos metros da antiga Casa Riolanda. No próximo dia 24 de dezembro, véspera de Natal, entre as 10h00 e as 20h00, na Praça da República, cerca 400 litros de moscatel e 200 quilos de banana vão estar disponíveis para serem servidos às centenas de pessoas que são esperadas no local para conviverem e cumprirem a tradição. Conheça um pouco da história do “Bananeiro” e da tradição...