Avançar para o conteúdo principal

Venezuela: Chavez vai comprar ferry Atlântida aos ENVC

Há precisamente um ano que o ferry-boat Atlântida, encomendado pelo Governo Regional dos Açores aos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), está ancorado na doca da empresa e ainda com o nome “Açores” pintado no casco, um dos mais luxuosos navios construídos em Viana, já vislumbra um futuro: Deverá seguir para a Venezuela, por 35 milhões de euros, segundo o princípio de entendimento já encontrado entre a administração dos ENVC com o Governo de Hugo Chavez.
Luxo é algo que não falta à Atlântida, que apresenta características de luxo pouco habituais para aquele tipo de navio. É o caso de um salão especial equipado com slot-machines e condições para receber um mini-casino. Para trás fica uma construção de 49 milhões de euros que, apesar do interesse de armadores estrangeiros, ainda não saiu da doca vianense devido ás dificuldades de financiamento por parte destes. Entre outras características, conta-se ainda uma zona de restauração serlf-service e uma cozinha em inox para suportar as centenas de refeições que diariamente poderiam ser servidas pelo navio, além de um bar no exterior e um infantário de apoio. Aspectos que não convenceram o Governo Regional dos Açores, que encomendou o navio aos ENVC mas que há precisamente um ano decidiu rescindir o contrato, alegando uma diferença inferior a nó e meio na velocidade do Atlântida. Isto porque contratualmente o ferry devia atingir os 18 nós de velocidade, mas nos testes de mar acabou por não ultrapassar os 16,6. Esta diferença ficou a dever-se, em grande parte, às alterações que os estaleiros tiveram de fazer ao projecto inicial, imposto pelo contrato e proveniente de um gabinete russo, e que acabou por aumentar a tonelagem, conferindo também maior segurança.

Fonte: Rádio Geice (30.05.2010)

MAIS VISUALIZADAS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Pormenores…

Quem nos últimos dias observa de terra o primeiro parque eólico marítimo flutuante semi-submersível do mundo localizado ao largo da costa de Viana do Castelo, no oceano Atlântico, verifica que uma das três plataformas flutuantes se encontra fora do seu lugar habitual. O PARQUE EM NÚMEROS: > Entrou em funcionamento em 2020 > A 18 km da costa de Viana do Castelo > 25 MW de capacidade Instalada > Fornecimento de eletricidade a 25.000 casas/ano > 3 turbinas eólicas de 8,4 MW cada > 3 plataformas flutuantes WindFloat > As plataformas estão dispostas em linha, afastadas entre si cerca de 600m > Cada plataforma flutuante triangular é semi-submersível e ancorada ao fundo do mar > Projetado e certificado para permanecer em operação por 25 anos > Após quatro anos de operação, atingiu uma produção acumulada total de 320 GWh, superando os números previstos > Em 2023, durante a tempestade Ciaran, o sistema resistiu a ondas que atingiram uma impressionante altura máx...

Conhecido programa completo da Romaria d’Agonia 2025

Já é conhecido o programa completo da Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, que, este ano, vai decorrer, entre 12 e 20 agosto! A maior Romaria de Portugal! Qual o momento que não irá mesmo perder? Toda a programação AQUI .

Chegou o tempo das esplanadas

A primavera começou oficialmente no passado dia 20 de março, mas o mau tempo assolou Portugal nestes primeiros dias da estação das flores e temperaturas amenas. Finalmente nesta terça-feira, o tempo solarengo atraiu muitas pessoas às esplanadas para passarem algum tempo ao ar livre, e relaxar. Para os próximos sete dias há previsão de sol e subida das temperaturas. 📸 25 mar 2025 | Olhar Viana do Castelo | Esplanada na praia Norte

Ponte Eiffel, em Viana, faz 141 anos

Feita em ferro e desenhada no gabinete de Gustave Eiffel, a ponte que liga as duas margens do Lima, entre a cidade de Viana do Castelo e a vila de Darque, foi inaugurada a 30 de junho de 1878, tendo sido construída para substituir a antiga e precária ponte de madeira. A ponte Eiffel de Viana do Castelo foi a primeira ponte rodoferroviária (de dois tabuleiros sobrepostos) construída em Portugal, tem 645 metros de comprimento e dois tabuleiros metálicos, sendo o superior rodoviário, para trânsito automóvel e pedestre, e o inferior ferroviário. (clique na imagem para ver em modo de ecrã inteiro) A Ponte Eiffel de Viana do Castelo (1930/1940)

Os Parques de Estacionamento Grátis, mais Baratos e mais Caros de Viana

Se reside em Viana do Castelo ou é um visitante ocasional mas tem dificuldades em encontrar lugares de estacionamento na rua (gratuitos ou a pagar), a solução passa por recorrer a parques. Comparámos os tarifários de alguns desses parques de estacionamento públicos ou privados (tanto à superfície como subterrâneos) perto do centro da cidade (entenda-se por centro, a Praça da República). Veja na tabela abaixo quais os mais baratos e os mais caros. NOTA:  O Parque do Gil Eannes e o Parque da Marina/Cais Viana são à superfície os restantes são subterrâneos. O Parque da Estação Viana Shopping é grátis de 2ª a 5ª feira a partir das 20:00 (DIAS ÚTEIS)